BLOQUEANDO REMETENTES E CRIANDO REGRAS PARA MENSAGENS

Caso por algum motivo você não deseje mais ler as mensagens vindas de um determinado remetente, você pode bloqueá-lo, fazendo com que todas as suas mensagens sejam enviadas diretamente para a pasta Itens Excluídos.

É importante ressaltar que o bloqueio é feito com base no endereço de e-mail e não no nome do remetente, portanto se a pessoa que foi bloqueada utilizar um outro endereço de e-mail, você também terá que bloqueá-lo.

Para bloquear um determinado remetente, siga estas instruções:

  • Selecione na lista de mensagens um e-mail recebido do remetente ao qual deseja bloquear.
  • Pressione o Alt da esquerda para acessar a barra de menus.
  • Desloque com a seta para a direita até o menu Mensagem (o atalho Alt + M abre diretamente este menu).
  • Desça com a seta até o item Bloquear Remetente e tecle Enter.
  • Será apresentada uma mensagem informando o bloqueio do endereço de e-mail do remetente selecionado e a pergunta se você deseja apagar todas as mensagens deste remetente existentes na pasta atual.
  • Caso deseje, pressione Enter no botão Sim, no contrário Tecle Enter no botão Não (para alternar entre o botão Sim e Não, pressione a tecla Tab).
Caso posteriormente você resolva desbloquear um endereço de e-mail, basta seguir as instruções abaixo:
  • Pressione o Alt da esquerda para acessar a barra de menus.
  • Desloque com a seta para a direita até o menu Ferramentas (o atalho para abrir diretamente este menu é Alt + F).
  • Desça com a seta até o item Regras para mensagens e pressione uma vez a seta para a direita.
  • Desça com a seta até o item Lista de remetentes bloqueados e tecle Enter.
  • Selecione com as setas qual endereço você deseja excluir da lista de remetentes bloqueados.
  • Desloque com o Tab até o botão Remover, tecle Enter e confirme esta ação, pressionando o botão Sim.
  • Pressione o Tab até o botão OK, tecle Enter e pronto.

A utilização de regras para mensagens é muito mais abrangente, pois podemos definir entre outras possibilidades as seguintes ações:

  • Mover ou copiar a mensagem para uma pasta especificada.
  • Excluir a mensagem.
  • Encaminhar a mensagem para outros destinatários.
  • Não descarregar a mensagem do servidor.
    Excluir a mensagem do servidor etc.

Para criar uma regra de mensagem são necessários quatro passos:

1. Estabelecer uma condição para que a regra seja aplicada.

2. Definir a ação que será executada quando a condição for satisfeita.

3. Descrever valores com base na condição e na ação selecionadas para a regra.

4. Atribuir um nome para a identificação da regra.

Para criar uma regra de mensagens de e-mail, siga os passos abaixo:

  • Pressione o Alt da esquerda para acessar a barra de menus.
  • Desloque com a seta para a direita até o menu Ferramentas (o atalho para abrir diretamente este menu é Alt + F).
  • Desça com a seta até o item Regras para mensagens e pressione uma vez a seta para a direita.
  • Posicionado no item E-mail, tecle Enter e caso não exista outras regras definidas anteriormente, será aberta diretamente a janela de diálogo Nova Regra de Correio.
  • Caso exista alguma regra definida, Pressione Tab até o botão Nova Regra e tecle Enter.
  • Estando na janela Nova Regra de Correio, primeiramente selecione com as setas a condição desejada, aperte a Barra de espaços e tecle Tab.
  • Na lista seguinte, selecione a ação que será executada, aperte a Barra de espaços e tecle Tab.
  • Na descrição da regra, pressione a seta para baixo até ouvir a condição previamente selecionada, tecle Enter, preencha as informações correspondentes e confirme.
  • Ainda na descrição da regra, pressione a seta para baixo até ouvir a ação previamente selecionada, tecle Enter, preencha as informações correspondentes e confirme.
  • Pressione Tab, informe um nome para a regra, pressione mais uma vez o Tab e no botão OK tecle Enter.

Na janela "Regras para mensagens", pressione Tab até o botão OK e tecle Enter.

Observe que: Você poderá selecionar mais de uma condição e ação para a aplicação da regra, tendo apenas que descrever no terceiro passo os seus respectivos valores.

Para modificar ou remover uma regra criada anteriormente, siga os passos descritos abaixo:

  • Pressione o Alt da esquerda para acessar a barra de menus.
  • Desloque com a seta para a direita até o menu Ferramentas (o atalho para abrir diretamente este menu é Alt + F).
  • Desça com a seta até o item Regras para mensagens e pressione uma vez a seta para a direita.
  • Posicionado no item E-mail, tecle Enter para abrir a janela "Regras para mensagens".
  • Selecione com o uso das setas a regra desejada.
  • Navegue com o Tab até o botão que corresponda à ação desejada e tecle Enter para realizá-la.
  • Após retornar a janela "Regras para mensagens", pressione o Tab até o botão OK e tecle Enter para confirmar a ação.

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