HTML COM ACESSIBILIDADE
Definindo cores nos documentos HTML Ao desenvolver em HTML, existem muitas oportunidades para se fazer o uso de um recurso visual muito explorado, a aplicação de cores. No decorrer deste curso, estaremos aprendendo a aplicar cor para o fundo da página, para as fontes, para as tabelas e em outras situações que for possível o seu uso. O bom censo e a criatividade são os ingredientes necessários para uma excelente utilização deste recurso. Uma das regras básicas que nos auxilia na hora de escolhermos as cores que aplicaremos em uma página, é a utilização de cores contrastantes entre o fundo da página em relação à cor da fonte utilizada, pois deste modo, o leitor não precisará de grandes esforços para a sua visualização. Logo se o fundo da página estiver preenchido por uma cor clara, a fonte utilizada deverá ter uma tonalidade escura e vice-versa. Exemplos:
Não é muito recomendado o uso de cores escuras para o fundo da página, mas como foi colocada anteriormente, a definição das cores dependerá do conteúdo que será exposto, das características comuns do seu público-alvo e sempre deverá ser ponderada pelo bom censo e pela sua criatividade. Em todo o caso, é sempre bom solicitar a opinião de uma ou mais pessoas, para que através de seus relatos, você possa identificar as cores que serão mais apropriadas para compor os elementos da página. Lembre-se sempre que o desenvolvimento de um site deve visar agradar seus visitantes e não somente ao seu criador. A definição de cores em páginas HTML é feita com base no padrão RGB. Este padrão é baseado nas três cores do qual originou seu nome (red "vermelho", green "verde" e blue "azul") e a partir dessas cores básicas, são derivadas as demais cores. As cores são geralmente definidas através de um atributo específico no qual recebe como valor, um código do padrão RGB em hexadecimal equivalente à cor que se deseja aplicar, precedido do sinal #. Algumas cores podem ser definidas diretamente pelo seu nome em inglês, mas deste modo, não é possível explorar características como a intensidade do brilho e a tonalidade das cores, por esta vantagem, recomendamos a utilização do padrão RGB com seus valores em hexadecimal, apesar de ser um pouquinho mais complicado o seu uso. A diferença entre a base decimal para a hexadecimal, é a quantidade de unidades representativas existentes em cada uma dessas.
0<1<2<3<4<5<6<7<8<9
0<1<2<3<4<5<6<7<8<9<a<b<c<d<e<f
<tag_que_permite_cor atributo_cor="#RRGGBB">
</tag_que_permite_cor> Onde: A (tag_que_permite_cor) é uma tag no qual definirá cor seja para o fundo da tela usando a tag (<body>), seja para definir cores para as fontes através da tag (<font>), para definir cores para o fundo ou célula de uma tabela etc. O (atributo_cor) é um atributo genérico que pode ser usado para definir cor do fundo "bgcolor", cor das fontes "color", bordas de objetos quando presentes "bordercolor" etc. O valor recebido pelos atributos acima, é composto por seis dígitos em hexadecimal, sendo (2 dígitos) para a cor vermelha "red", (2 dígitos) para a cor verde "green" e mais (2 dígitos) para a cor azul "blue". O sinal # deve sempre preceder estes (6 dígitos) como o demonstrado na sintaxe acima. Os dois dígitos em hexadecimal usado para cada uma das cores, representam um único valor e pode variar desde seu valor mínimo (00 na base hexadecimal = 00 na base decimal) que significa a ausência total da cor, até seu valor máximo (ff na base hexadecimal = 255 na base decimal) que significa o total da tonalidade de uma cor aplicada. Veja os exemplos:
Quanto maior for o valor empregado em cada uma das cores, esta tende a ser mais clara e quanto menor o valor empregado, a cor tende a ser mais escura. Exemplos:
Pelo que notamos até o momento, através da combinação entre as três cores básicas do padrão RGB, é possível originar as demais cores além de poder definir as suas tonalidades. Veja na próxima página a tabela com as 16 cores reconhecidas pelos navegadores (mais utilizadas), tanto pelo nome da cor em inglês (neste caso é indiferente o uso de letras maiúsculas ou minúsculas), como pelo seu código hexadecimal correspondente do padrão RGB. Navegue na tabela, utilizando-se da tecla (tab) observe que serão apresentados na coluna da esquerda os nomes das cores e na coluna da direita, seu respectivo código em hexadecimal. http://www.w3.org/Graphics/Color/sRGB Para obter uma lista com a representação das demais cores no padrão RGB, acesse o endereço (em inglês): http://www.w3.org/TR/css3-color
|