Imagine se em um relatório ou trabalho de escola você tivesse que procurar ou substituir uma palavra que aparece 50 vezes, uma de cada vez. Isso levaria bastante tempo, não é mesmo?
Um recurso que auxilia você, e muito, é o de localização e substituição rápida de uma palavra ou frase.
Para isso, utilizaremos os comandos do grupo Edição, da guia “Página Inicial”. Teclar ALT e, em seguida, TAB até a opção localizar ou substituir. Atalho: Ctrl + L.
O cursor já estará na caixa de texto onde devemos digitar a palavra que será localizada. Em seguida tecle ENTER para localizar, tecle ESC para fechar a janela e vírgula para ler a palavra localizada. Repita o mesmo procedimento para continuar localizando.
Localizando texto
Abra o arquivo “Parte_Pratica” e copie pelo menos 3 vezes o parágrafo abaixo:
“Agora é hora de se familiarizar com o Microsoft Office Word 2010. Aprenda as melhores maneiras de utilizar a nova Faixa de Opções, obtenha ajuda para localizar comandos mais usados e entenda o que o novo formato de arquivo faz para você.”
Acione a tecla ALT para chegar até a guia “Página Inicial”, vá pressionando TAB até encontrar a opção “Localizar” e pressione ENTER. Surgirá um menu contendo as opções “Localizar” e “Ir para”. Mova a seta para baixo ou para cima procurando “Localizar” e finalmente pressione ENTER outra vez. Navegue com o TAB nessa janela que se abre.
Agora digite a palavra “Word” na caixa de texto “Localizar”.
Para localizar cada ocorrência, pressione ENTER em “Localizar próxima”.
Para localizar todas as ocorrências de uma vez, pressione ENTER em “Localizar em” e, no menu que aparece, escolha “Documento principal”.
Para cancelar uma pesquisa em andamento, pressione ESC.
Substituindo um texto
É possível substituir automaticamente uma palavra ou frase por outra -
por exemplo, é possível substituir “Word” por “Excel”.
Observação: o texto de substituição usará a mesma capitalização que o texto a ser substituído, ou seja, se você pesquisar por “Word” e substitui-lo por “Excel”, o resultado será “Excel”.
Acione a guia “Página Inicial” pressionando ALT. Vá pressionando TAB até a opção “Substituir” e pressione ENTER, ou o atalho: CTRL + U.
O cursor já estará na caixa de texto onde devemos digitar a palavra que será substituída (digite “Word”). Pressione então o TAB e você estará na caixa onde poderá colocar a nova palavra (digite “Excel”).
Navegue com o TAB até a opção “Substituir tudo” e pressione ENTER.
Após alguns segundos, o Word informará que terminou a substituição e também o número de substituições que foram feitas. Para sair dessa caixa de mensagem, simplesmente pressione ENTER ou ESC.
Note que a caixa de diálogo “Localizar / Substituir” ainda está aberta. Basta pressionar ESC para voltar ao documento. Selecione todo o texto por meio do atalho CTRL + T e efetue a leitura do texto inteiro para verificar as substituições realizadas.
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