Trabalhando com marcadores, numeradores e listas

As listas desempenham várias funções, desde o resumo das informações à facilidade de compreensão e assimilação. As listas podem ser numeradas ou com marcadores.

Se você tiver uma sequência de informações, uma lista numerada será essencial para informar o número de itens rapidamente.

Trabalhando com listas numeradas

Quando você numera manualmente os itens de uma lista, o Word converte os números digitados em numeração automática.

Para criar automaticamente uma lista numerada à medida que digitar, siga estes passos:

Digite “1 ponto”, “1 traço”, “a traço” ou “a sinal de fecha parênteses”, seguido de um espaço e do texto desejado. Quando você pressionar ENTER para adicionar o item seguinte da lista, o Word inserirá automaticamente o número ou a letra, portanto você só precisa digitar o texto.

Para concluir a lista, pressione ENTER duas vezes. Você também pode concluir a lista pressionando Backspace para excluir o último número da lista.

Trabalhando com marcadores

Para trabalhar com marcadores, você só precisa iniciar um parágrafo com um asterisco. O Word converterá automaticamente o parágrafo em um item com marcador quando você pressionar ENTER para encerrar o parágrafo.

Para criar automaticamente uma lista com marcadores à medida que digitar, siga estes passos:

Digite asterisco seguido de um espaço e do texto desejado. Quando você pressionar ENTER para adicionar o item seguinte da lista, o Word inserirá automaticamente o próximo marcador, ou seja, aparecerá uma bolinha preenchida.

Para concluir a lista, pressione ENTER duas vezes. Você também pode concluir a lista pressionando Backspace para excluir o último marcador.

Obs.: Para inserir listas numeradas ou marcadores num texto já digitado, primeiro será necessário selecioná-lo. Depois, na guia “Página Inicial” (ALT), procure com o TAB as opções “Marcadores, botão de divisão” ou “Numeração, botão de divisão” e pressione ENTER. Agora, desça com a seta e escolha um item de marcador/numeração ou “nenhum” para desativar este recurso.

Dica:

Para classificar uma lista após criá-la, por exemplo, em ordem alfabética, use o botão “Classificar” (acione a guia “ Página Inicial “, pressione o TAB até a opção “Classificar” e navegue com o TAB para configurar sua classificação). Tenha em mente que, ao classificar uma lista numerada, somente os itens serão classificados. A ordem numérica continuará a mesma.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.