Salvando o documento pela primeira vez

Salvar um documento é solicitar ao Word que grave em um HD, CD, DVD, pendrive ou em uma unidade de rede, as informações contidas nele para que você possa utilizá-las novamente.

Para salvar (gravar) um documento, vá para a guia Arquivo (ALT + A) e, em seguida, desça com a seta até a opção “Salvar” e pressione ENTER. Vale lembrar que o documento é salvo com as alterações realizadas até o presente momento, isto é, tudo o que você fizer depois não estará salvo enquanto não executar esse procedimento novamente. Se for a primeira vez em que o documento será salvo, selecione o local no qual ele será gravado, dê um nome e tecle ENTER. Atalho para salvar: CTRL + B.

Quando você fechar e abrir o arquivo novamente, ele estará da forma como estava quando foi salvo pela última vez. O arquivo terá a extensão .docx, que é inserida automaticamente pelo Word.

Dicas:

Para facilitar a busca por seus documentos, há algumas dicas quanto à nomeação de arquivos quando for salvá-los:

  • Usar palavras-chave que facilitem a memorização.

  • Digitar as iniciais em maiúsculas.

  • Evitar preposições entre as palavras.

  • Evitar acentos e cedilhas.

  • Inserir datas, se necessário.

Exemplo:

Se você for salvar um relatório semanal de atividades, um bom nome seria RelSemAtiv_12_ Dez. Neste caso, o “12_Dez” é para identificar de qual semana é o relatório, sem precisar abri-lo.

Vamos salvar o documento que acabamos de digitar com o nome “Teste”.

É importantíssimo o hábito de manter o documento salvo, mas caso você se esqueça de salvar e, por algum problema, o computador desligue ou trave inesperadamente, ainda há esperanças graças à “Recuperação automática de arquivos”!

Como? Recuperação automática de arquivos?

Sim! Sem que você note, o Word, de tempo em tempo, salva automaticamente o arquivo para que, em ocasiões inesperadas, você não perca seu trabalho. Da próxima vez que você abrir o Word 2010 aparecerá uma janela com a lista de todos os documentos recuperados, então basta selecionar o arquivo que você deseja e ele será aberto.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.