Um mapeamento de comando serve para que o Virtual Vision fale áreas da tela, fale características de um objeto na tela, bem como tome ações em relação a este objeto (clicar, focalizar ou posicionar o cursor do mouse sobre ele). Tudo isso pode ser feito através de uma tecla de atalho que você determinar ou selecionando um comando da janela de lista de comandos mapeados (acionada ao pressionar a tecla Num * em uma janela que possua comandos mapeados).
Na página “Comandos de acesso”, na janela de edição de mapeamento, você encontrará uma lista de comandos existentes neste mapeamento e uma série de botões para criar novos comandos, editá-los ou removê-los.
Na janela de edição de comandos você deverá dar um nome ao comando que está criando (este será o nome listado na janela de lista de comandos mapeados) e poderá:
- Selecionar uma tecla de atalho para acioná-lo: para isso basta pressionar a combinação de teclas que deseja, ou que possa ser qualquer tecla pressionada junto com as teclas Windows, Shift, Ctrl e/ou Alt, desde que esta combinação não esteja em uso por nenhum outro aplicativo.
- Identificar o objeto do qual deseja extrair informações para serem faladas quando o comando for acionado: para isso basta pressionar o botão “Selecionar um objeto na tela” (leia mais sobre isso no tópico “Selecionando objetos e áreas na tela”).
- Identificar uma mensagem a ser falada quando o comando for acionado: você pode especificar uma mensagem fixa ou selecionar uma área na tela que deverá ser lida (para isso, use o botão “Selecionar área da tela”). Várias opções extras estão disponíveis nesta janela:
- Falar também nome do objeto: falará junto com a mensagem especificada por você o nome do objeto caso ele o forneça.
- Falar também valor do objeto: falará junto com a mensagem especificada por você o valor do objeto caso ele o forneça.
- Falar também descrição do objeto: falará junto com a mensagem especificada por você a descrição do objeto caso ele a forneça.
- Falar texto existente dentro do objeto: falará junto com a mensagem especificada por você todo o texto escrito dentro do objeto.
- Falar informações do objeto antes de dizer a mensagem indicada: falará todas as informações das opções anteriores que estiverem marcadas antes de falar a mensagem que você determinou.
Por último, você pode especificar uma ação a ser tomada quando o comando for acionado. Suas opções são:
- Nenhuma, apenas ler objeto indicado.
- Mover o mouse para o objeto indicado.
- Clicar no objeto indicado.
- Executar um duplo clique no objeto indicado.
- Dar foco no objeto indicado.
|